Estadual

Criança contaminada com a variante Delta da Covid morre em cidade do Litoral do Paraná

Publicada em 06/10/21 às 06:55h - 139visualizações

por Bem Paraná


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Bem Paraná)

O Município de Guaratuba comunicou nesta terça (5) que foi comprovada a presença na cidade da variante delta do SARS-CoV-2, muito mais transmissível que a cepa original do vírus causador da Covid-19. Na tarde de segunda-feira (4), a Secretaria Municipal da Saúde de Garuva informou que dois casos de Covid-19 notificados a princípio em Garuva, mas de moradores da localidade do Cubatão, foram identificados após análise genética como sendo da variante delta. Um desses casos, de uma criança, infelizmente foi a óbito no início de setembro.

 

Com a disseminação da variante delta, completar o esquema vacinal se torna ainda mais importante. Além de mais contagiosa, a cepa é vista como a geradora do estado mais grave da doença, quando o paciente precisa de cuidados intensivos.

 

A comprovação da presença da variante delta em setembro na área rural de Guaratuba coincide com o registro do aumento na variação da média móvel de casos positivos de Covid-19 que chegou a pressão de +68,79%, demonstrando que a nova cepa pode ter sido a responsável por este pico.

 

Em 10 de setembro, imediatamente após a constatação do aumento e rastreio de casos realizado na área rural, a Prefeitura publicou decreto implementando medidas restritivas emergenciais para conter a disseminação do coronavírus e com ações estratégicas nas localidades Cubatão, Pai Paulo, Rasgadinho, Limeira e Caovi.

 

Atualmente, após uma semana do encerramento do decreto da área rural, a variação da média móvel de casos na cidade está registrando um tendência de queda em -21,63%. A taxa de reprodução, que determina o potencial de propagação do vírus, em Guaratuba está em 0,71%, enquanto no Paraná está 0,90% e no Brasil 0,69%. O ideal é que esse índice seja menor do que 1%, o que indica que cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (44) 99847-1691

Visitas: 230433
Usuários Online: 68
Copyright (c) 2022 - Rádio Lara FM 87,5 MHz