noticias770 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Lara FM 87,5 MHz!

Brasil

Quando começa o inverno em 2024 e como será o clima da estação

Publicada em 20/01/24 às 07:38h - 92 visualizações

G1


Compartilhe
Compartilhar a noticia Quando começa o inverno em 2024 e como será o clima da estação  Compartilhar a noticia Quando começa o inverno em 2024 e como será o clima da estação  Compartilhar a noticia Quando começa o inverno em 2024 e como será o clima da estação

Link da Notícia:

Quando começa o inverno em 2024 e como será o clima da estação
 (Foto: Rádio Lara FM 87,5 MHz)

Com as altas temperaturas dos últimos dias, os brasileiros sonham com a chegada do inverno. Em 2024, a estação mais fria do ano começa 21 junho, às 17:51h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta data, também chamada de solstício de inverno, ocorre o dia mais curto do ano.

 

O fenômeno acontece devido à posição da terra em relação ao sol. Sua inclinação não permite que os raios solares sejam distribuídos igualmente para os dois hemisférios. Em junho, este evento marca o início do inverno no Sul e o verão no Norte.

 

A estação se mantém ativa até o fim de setembro. No dia 22, às 09:44h, o inverno se despede para dar início à primavera.

 

Como será o clima no inverno em 2024

De acordo com Nadiara Pereira, meteorologista da Climatempo, o inverno deste ano será marcado por frentes frias mais acentuadas por influência do resfriamento do oceano Pacífico equatorial ocasionado pelo fenômeno climático La Niña.

 

“Ainda teremos um final de verão e outono mais quentes que o normal, pois a atmosfera segue aquecida pelo El Niño, mas a tendência é que ele perca força para entrarmos em uma fase de neutralidade climática”, esclarece a meteorologista.

 

Segundo o último relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), há 65% de chance do fenômeno retornar até agosto desde ano. Se as previsões se confirmarem, o inverno de 2024 e parte de primavera podem ser marcados por dias mais frios e secos, principalmente no Sul do país, e chuva no Norte e Nordeste.

 

Desirée Brandt, Meteorologista Sócia Executiva da Nottus, diz que o inverno de 2024 não será rigoroso. Porém, as movimentações das massas de ar polar, que serão influenciadas pela neutralidade do início da estação, podem indicar um risco, principalmente para a agricultura.

 

“A frequência não é tão alta nesta fase, mas faz com que o centro dessas áreas de alta pressão avancem pelo continente. Isso é perigoso, porque oferece maior potencial para queda acentuada da temperatura e formação de geadas”, afirma Brandt.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (44) 99847-1691

Visitas: 325714
Usuários Online: 85
Copyright (c) 2024 - Rádio Lara FM 87,5 MHz
Converse conosco pelo Whatsapp!