O Centro de Integração Social (CIS), da Polícia Penal do Paraná, localizado no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foi palco de um emocionante gesto de solidariedade, na terça-feira, 6.
Ao todo, 27 mulheres privadas de liberdade participaram de uma ação de corte e doação de cabelo para a confecção de próteses capilares destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer.
A atividade integra o projeto Liberdade em Fios, uma iniciativa de reintegração social com foco em empatia e reconstrução de autoestima, criada em novembro de 2024. Uma das idealizadoras do projeto, a policial penal Janaína Montenegro, gestora da Cadeia Pública de Goioerê, explicou que a proposta surgiu a partir de uma ideia de um monitor de ressocialização prisional que a ajudou na busca de parceiros.
Com apoio do Jessica Cara Institute e do Conselho da Comunidade do município, seis mulheres privadas de liberdade em Goioerê foram capacitadas para a confecção das próteses capilares, que agora ganham um novo impulso com a doação de cabelos de outras unidades.